Minas

Parque Estadual Serra Verde melhora serviços aos visitantes

Nova sede do parque contribui para melhorar atendimento e ampliar ações juntos às escolas e comunidade, espaço ganha mais opções de lazer.

Agência Minas

Parque Estadual Serra Verde inaugura nova sede e amplia serviços aos visitantes

Segunda maior reserva da cidade, um importante fragmento de área verde na malha urbana de Belo Horizonte, local que proporciona uma melhor qualidade de vida à população e a preservação de importantes recursos naturais e de fauna e flora nativas, o Parque Estadual Serra Verde (PESV), próximo à Cidade Administrativa, ganhou casa nova. A coordenação e gerência do Parque Estadual passaram a funcionar em uma sede recém-inaugurada.

A estrutura, que mais se parece com uma residência, pelo seu formato e interior mobiliado e acolhedor, tem dois andares com quatro salas para gerência, monitoria, zeladoria e recepção, além de banheiros, copa e uma sala grande que pode funcionar como auditório e para a realização de reuniões e palestras. E conta também com vigilância 24 horas e estacionamento para sua frota de veículos.

A inauguração tornou o espaço bem mais amplo e adequado ao gerenciamento e funcionamento do parque. O espaço irá contribuir para ampliar o atendimento e os serviços aos visitantes e as ações ambientais e educativas junto à comunidade e às escolas municipais e estaduais, além de oferecer diversas atividades de lazer.

O PESV abriga espécies da fauna e flora nativas, principalmente as ameaçadas de extinção, os recursos hídricos (nascentes, rios, cachoeiras) e as formações geológicas. Além disso, conserva valores culturais, históricos e arqueológicos e promove estudos e pesquisas científicas, educação e ambiental e turismo ecológico.

Desde sua criação, em 2007, o parque desenvolve ações de sensibilização ambiental e integração com o entorno, sendo que as instituições de ensino – especialmente as públicas – têm sido o foco prioritário destas ações.

O Parque Estadual Serra Verde tem área de área de 142,02 hectares e hoje é a 16º Unidade de Conservação (UC) mais visitada de Minas Gerais, totalizando 2.655 pessoas que passam e desfrutam do local anualmente.

Educação ambiental e integração com a comunidade 

A comunidade ao redor também irá se beneficiar com a reorganização de projetos de pesquisa e educação ambiental já realizados com longa e frutífera parceria, mas que agora poderá ser melhor estruturada e coordenada com o uso do novo espaço.

Alunas de escolas municipais

Esporadicamente ou em função de datas especiais ou atendendo a demandas da própria comunidade, a equipe do PESV mobiliza-se para atividades voltadas à sensibilização ambiental do entorno.

Estas atividades são campanhas educativas voltadas à prevenção de incêndios florestais e destinação correta dos resíduos, mutirões de limpeza, conscientização sobre a convivência com a fauna nativa, entre outros.

Além disso, a UC já foi palco para campanhas e apresentações teatrais que buscavam a ocupação responsável e cidadã dos espaços públicos urbanos

Referência para estudantes

As escolas atendidas pelo PESV, sobretudo com programa “Escola Integrada”, têm no parque uma referência para realização de trabalhos. As instituições de ensino contam com a equipe e o espaço do PESV para realizar visitas e trabalharcom os alunos assuntos relacionados à preservação ambiental, fauna, flora, solos e recursos hídricos.

Trabalhos realizados junto à comunidade

Dentre as atividades desenvolvidas junto às escolas destacam-se as trilhas guiadas, palestras e oficinas em sala de aulas e participação em eventos.

Trilhas guiadas e temáticas

O Parque Estadual Serra Verde oferece, desde 2014, um calendário de trilhas guiadas mensais, que são realizadas todo o primeiro sábado de cada mês,sempre às 8h30 (exceto quando houver feriado, quando as atividades ocorrem no segundo sábado e a trilha noturna, que acontece nos dias úteis).

As trilhas são gratuitas e livres para todo o público, não sendo necessário se inscrever. Basta comparecer no local, data e horário combinados e seguir as recomendações de vestuário para a caminhada. Já a visitação de grupos fechados (escolas, igrejas etc) deve ser previamente agendada.

Para conferir o calendário das próximas trilhas, além de outros detalhes sobre como participar, clique aqui.

Trilha com servidores da Cidade Administrativa

Trilhas no Parque Estadual
Há também uma programação de trilha destinada a servidores do Estado e frequentadores da Cidade Administrativa.

Fruto de uma parceria entre o Parque Estadual, a Intendência da sede do Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o objetivo é estreitar relações entre funcionários e frequentadores do centro adminstrativo com momentos de lazer, descontração, aprendizado e o contato com uma área verde preservada.

As visitas guiadas são feitas mensalmente e, ocasionalmente, realizadas trilhas especiais como a fotográfica e a noturna.

Comente aqui e publique no Facebook

Comentário(s)

Anterior

Minas tem Centro Integrado que vai unificar ações para as Olimpíadas

Próximo

Acrônimo: BNDES torna Pimentel mais uma vez alvo da operação