Minas

Papa Francisco pode inaugurar museu na Serra da Piedade

As obras já deram início na Serra da Piedade. Museu vai abrigar peças ligadas à fé mineira, e inauguração poderá contar com presença do papa.

Expresso de Minas

O papa Francisco poderá vir a Minas em outubro do ano que vem para inaugurar o Museu Maria Regina Mundi (do latim, Maria Rainha do Mundo), a ser construído no alto da Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH, pela Arquidiocese de Belo Horizonte. “Estamos confiantes e esperançosos.

A história da fé no estado, enraizada na religiosidade, representa um tesouro e torna cada mineiro merecedor da visita do Santo Padre”, disse, ontem, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, que, em audiência particular em 29 de janeiro de 2015 com o líder dos católicos, já havia conversado sobre o Santuário Nossa Senhora da Piedade. “Na oportunidade, fiz um convite muito especial ao papa Francisco para que ele celebre conosco os 250 anos de peregrinações ao território sagrado dedicado a nossa padroeira, Nossa Senhora da Piedade”.

A expectativa é que, em outubro de 2017, o papa visite Aparecida (SP) para comemorar o tricentenário da aparição, nas águas do Rio Paraíba do Sul, da imagem de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou padroeira do Brasil com o nome de Nossa Senhora Aparecida. “Estamos trabalhando para recebê-lo na inauguração do Museu Maria Regina Mundi.

Trata-se de importante etapa no conjunto de investimentos feito no santuário, um projeto iniciado a partir da doação de mais de mil imagens de Nossa Senhora representando os muitos títulos dados à Maria Santíssima nas mais diversas regiões do mundo”, afirmou. Além do acervo, o futuro espaço terá uma escola de arte e teologia.

Papa Francisco pode inaugurar museu na Serra da Piedade
No total, serão 1,5 mil metros quadrados de área construída. Foto: Arquidiocese de BH/Divulgação)

INFINITO À noite, a auréola do museu ficará iluminada, diz Penna, ao explicar as formas “orgânicas” do espaço que terá uma pequena capela, específica para reflexão e contemplação do infinito, e ainda uma área gramada sob a auréola. No total, serão 1,5 mil metros quadrados de área construída. “Já fico imaginando um coral se apresentando ali, naquele lugar de frente para o infinito”. De fato, quem estiver no local terá bela visão das montanhas e, ao longe, o contorno das cidades vizinhas.

Leia matéria completa em Papa Francisco pode inaugurar museu em Minas Gerais – Gerais – Estado de Minas

Comente aqui e publique no Facebook

Comentário(s)

Anterior

MP garante direitos de atingidos pela barragem de Fundão

Próximo

Vândalos incendeiam ônibus em Venda Nova