EconomiaMinas

Circuito Liberdade terá mostra da Ciência, Tecnologia e Inovação

Inova Minas define 40 projetos para edição deste ano. Evento mostra como os avanços científicos influenciam na vida dos cidadãos.

Agência Minas 

A Mostra Inova Minas Fapemig divulgou a lista dos 40 projetos que serão expostos na edição deste ano, que ocorre entre os dias 5 e 7 de agosto, no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Confira a lista completa aqui.

O evento tem o objetivo de disseminar junto à sociedade o esforço realizado pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.

Todos os projetos selecionados recebem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Ao todo, foram recebidos 220 pitches (vídeos curtos) de projetos desenvolvidos por instituições de todo o estado. Os trabalhos passaram por uma seleção que analisou critérios como a relevância dos resultados da pesquisa, a tangibilidade desses resultados e a capacidade do pesquisador de explicar o projeto para o público leigo.

A Mostra Inova Minas Fapemig vai acontecer simultaneamente em cinco espaços que fazem parte do Circuito Liberdade: Alameda da Educação, Memorial Minas Vale, MM Gerdau, Espaço do Conhecimento UFMG e Casa Fiat de Cultura.

Confira as atrações de cada espaço:

1. MMGuerdau

Exposição Mostra de Resultados – Cerca de 40 equipes de pesquisadores, de diferentes universidades e centros de pesquisa de Minas Gerais, estarão neste espaço apresentando os resultados de suas pesquisas à população, explicando seus projetos e dialogando com o público.

Espaço dos Inventores – Estes inventores, não-vinculados às universidades do Estado e apoiados pela Fapemig, estarão presentes para apresentar suas invenções aos visitantes e mostrando que criatividade e esforço podem gerar bons frutos!

Rede Mineira de Teleassistência – A equipe da Rede Mineira de Teleassistência estará presente realizando exames clínicos gratuitos e instantâneos, contando com seus equipamentos próprios (retinógrafo e eletrocardiógrafo).

INCT Estruturas Inteligentes em Engenharia – Esta equipe contará com protótipos funcionais e receberá o público realizando experimentos demonstrativos e atendendo à população quanto a suas dúvidas.

INCT Café – Mostrando que inovação não é só nas tecnologias da informação, o INCT Café apresentará resultados de pesquisa que geraram produtos de alto valor agregado derivados da cadeia produtiva do café.

INCT de Energia Elétrica – O Inerge apresentará alguns de seus resultados de pesquisa com demonstrações de produtos inovadores, tais como a tomada inteligente, pulseiras eletrônicas e o PLC, que permite a transmissão de dados pela rede elétrica.

2. Casa Fiat de Cultura

Exposição “100 anos de Ciência no Brasil” – Organizada pela Academia Brasileira de Ciência (ABC)

Especial Barômetro na Mostra Inova Minas Fapemig – Projeto inspirado nos cafés científicos filosóficos parisienses desenvolvido pela UFMG, que tem como foco a aproximação e a interação entre cientistas e público.

3. Espaço do Conhecimento

Oficinas de robótica – Atividade complementar ao campeonato de robótica, que acontecerá na Alameda da Educação. As oficinas, com vagas limitadas, se propõem a apresentar a crianças e jovens alguns conceitos de robótica por meio de jogos e brincadeiras.

Lançamento de livro publicado com o apoio da Fapemig, seguido de debate com os autores.

Lounge do Conhecimento – O espaço terá um rodízio de palestrantes com temas atuais e intervenções curtas para trazer um tema pertinente de forma clara e objetiva.

Especial Barômetro na Mostra Inova Minas Fapemig – Projeto inspirado nos cafés científicos filosóficos parisienses desenvolvido pela UFMG, que tem como foco a aproximação e a interação entre cientistas e público.

4. Alameda da Educação

Campeonato de Robótica – Organizado pelo Cefet-MG, permite ao público conhecer um pouco mais sobre robótica em um ambiente divertido, informal e dinâmico, assistindo às etapas da competição e entendendo mais sobre as máquinas.

Caminhões da Ciência – Museu Itinerante Ponto UFMG; Projeto Ciência Móvel (Epamig); Ciência em Movimento (Funed); LabTruck (Senai). Os caminhões estarão distribuídos pela alameda da educação, mostrando seus experimentos, brinquedos interativos, resultados de pesquisas e produtos, permitindo à população o acesso a pesquisadores que poderão tirar dúvidas e atendê-los neste espaço.

5. Museu das Minas e do Metal

Oficinas de degustação – Realizada pela equipe da Epamig, as oficinas de degustação serão realizadas com inscrições prévias de até 20 pessoas por oficina.

Especial Barômetro na Mostra Inova Minas Fapemig – Projeto inspirado nos cafés científicos filosóficos parisienses desenvolvido pela UFMG, que tem como foco a aproximação e a interação entre cientistas e público.

Comente aqui e publique no Facebook

Comentário(s)

Anterior

Aeroportos: MP-MG exige acessibilidade em embarque e desembarque

Próximo

Minas melhora logística aérea para transplantes de órgãos